terça-feira, janeiro 31, 2006

GRILO
















Olha esse grilo que apareceu em uma das plantas que ficam na área de casa, achei ele bonito apesar de ser um comedor de folhas e fazer um barulho pertubador, registrei a sua presença....

São insetos de tamanho relativamente grande, com aparelho bucal mastigador, antenas de comprimento variável e olhos compostos bem desenvolvidos. Somente os grilos machos poduzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Assim cada espécie produz um canto peculiar que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.

Estes insetos são onívoros e cavam no solo orifícios com até meio metro de profundidade que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.

Existem cerca de 900 espécies de grilos ao redor do mundo e muitas vezes estes são confundidos com os gafanhotos dos quais são bem diferentes embora aparentados.

A parte do corpo mais visivelmente desenvolvida é o terceiro par de patas, adaptadas para saltar. O fêmum e a tíbia são são bem alongados e sua musculatura é muito robusta.

Para algumas pessoas o grilo é sinal de esperança, já para outras é sinal de sorte.

Nenhum comentário: