segunda-feira, janeiro 23, 2006

PURUSSAURUS BRASILIENSIS
















Um bom lugar para se visitar em Rio Branco, é o laboratório de Paleontologia da UFAC e foi criado em maio de 1983 com o objetivo de estudar o rico material fóssil presente nas formações geológicas que cobre toda a Amazônia Ocidental.

A coleção de fósseis no Acre, que hoje possui mais de 5.000 peças, começou a partir das pesquisas realizadas pelo Dr. Alceu Ranzi no final da década de 1970 ao longo do rios e estradas que cortam todo Estado.

O crânio do grande jacaré Purussaurus brasiliensis, que está aí na foto, é o maior predador da Amazônia; foi coletado pela equipe do LPP em 1986 no Alto Rio Acre, a montante do município de Assis Brasil. O crânio mede 1,30 metros e o animal deveria ter o comprimento total de 12 metros sendo que alguns indivíduos poderiam alcançar até 18 metros.

Estes jacarés habitaram o Acre entre 8 e 5 milhões de anos o que corresponde às épocas geológicas Mioceno Superior-Plioceno. Foram encontrados diversas peças de crânio e pós-crânio desse gigantesco jacaré em vários sítios fossilíferos do Estado do Acre.

Sua existência não está restrita apenas ao Acre, foram encontrados fósseis de Purussaurus também na Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.

Nenhum comentário: